Em plena pandemia e indecisão do Governo Federal para o pagamento do auxílio emergencial, no primeiro trimestre deste ano, a DMCard, administradora de cartões de crédito, conta que o ritmo de crescimento está em aceleração.
As propostas abundam, principalmente de novos clientes, e a busca por um cartão de crédito como aliado está crescendo.
Nos primeiros seis meses do ano passado, foram cerca de 350 mil novas propostas, mas este ano, ao mesmo tempo, foram 70 mil novas propostas. Aumento substancial de 33% para diretores.
Os portadores de cartão de crédito processaram uma média de 870 milhões de compras no Brasil. Isso é 29% maior do que nos primeiros três meses do ano passado.
No entanto, a instituição financeira está muito confiante ao se aproximar dos 873 milhões, montante processado em pagamentos efetuados no quarto trimestre do ano passado.
Este é o último trimestre do ano e é o trimestre mais volátil nosetor de varejo devido ao período de férias e pagamentos de salários, bônus, férias e mais no 13º mês.
Além disso, algumas famílias afetadas pela pandemia, como neste ano, ainda não receberam ajuda de emergência.
O cartão foi aliado do consumidor na pandemia
Desde o ano passado, a DMCard é parceira da marca Mastercard. Embora apenas % dos cartões ativos, a principal ferramenta na qual a empresa mais confia para fornecer crédito são os cartões de loja, principalmente os de supermercados.
Líder a anos no mercado com este produto chamado ”private label” o cartão da loja. Alguns exemplos destas lojas são: Carrefour, Extra, Atacadão. A loja visando em potencializar suas vendas e benefícios para seus clientes, comercializam o seu próprio cartão.
A pandemia aumentou o fenômeno de empurrar consumidores de baixa renda aos supermercados para fornecer cardápios às famílias .Tudo isso contribuiu para o crescimento e a demanda, permitindo que novos produtos chegassem no mercado dentro do prazo.
Com este cenário econômico, risco de inadimplência tão grande, e o poder aquisitivo diminuindo, o consumidor teve e tem como saída o cartão de loja.
Crescimento de acerto de dívidas
Se você tem um cartão de crédito, definitivamente deseja mantê-lo válido para segurança financeira no caso de uma emergência.
Nos primeiros seis meses de 2020, ocorreramcerca de 270 mil transações.É um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2019.
Fizemos muitos negócios no ano passado, mas diminuiu um pouco no segundo semestre .Um ano em que a pandemia foi generalizada e não esperada por muito tempo, ela pesou muito nas bolsas. Em 2021, as pesquisas por amortização voltaram a subir, registando-se um aumento de 7% nos primeiros três meses em relação a 2020. Até2021, 287.518 acordos foram registrados.
Pagamento por aproximação
O uso dessa forma de pagamento era tão alto que o limite de uso sem senha dobrou em julho de 2020. Foi aumentado de R $ 50,00 para R $ 100,00. E em dezembro, subiu para US $ 200,00.
Finalmente, tem havido resultados econômicos notáveis em todos os lugares, mesmo nos tempos frágeis e frágeis que estamos vivendo.
Por um lado, há empresas que facilitam a negociação do inadimplente, por outro, inúmeras possibilidades de acesso ao crédito do consumidor.
*Fonte/ Referências: DM CArd