Desempregado? E agora?

Você está desempregado? Confira dicas para organizar sua vida financeira.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 1,8 milhões de pessoas estavam desempregadas no final do trimestre de abril de 2021. Este aumento nos números deve-se principalmente às dificuldades causadas pela pandemia.

Consequentemente, os cidadãos também estão preocupados com o aumento da dívida. Como resultado, muitas pessoas sentem que não sabem o que fazer para lidar com essa situação.

Portanto, se você está desempregado, este artigo é para você. Nele, compilamos algumas dicas para ajudá-lo a evitar o endividamento e a sair dessa etapa com organização e disciplina. Se você quiser saber como, veja abaixo.

Dinheiro em caixa

O primeiro passo para conhecer sua situação financeira é anotar todos os recursos disponíveis em papel. Portanto, caso seja dispensado do trabalho, você tem direito a férias rescisórias e 13ª parcela, multa do FGTS e redução semelhante (se não for o caso), também registre o dinheiro economizado para emergências e, por exemplo, você se você recebe seguro-desemprego.

O valor total será sua base financeira até que você encontre outro emprego e renda estável novamente.

Dívidas

Anote todas as despesas diárias e contas fixas, como faria com os fundos disponíveis. Isso o ajudará a controlar o que você precisa para que possa fazer um orçamento para o que decidir pagar. Ao reunir as famílias e fazer essa análise, todos sabiam que precisavam economizar dinheiro.

Pesquisar

Antes de comprar os itens que precisa para sua casa ou alimentação, faça pesquisas para encontrar o melhor preço. Com uma pequena economia diária, você pode economizar por um mês, para poder saldar outras dívidas ou economizar esse dinheiro em caso de emergência.

Pechinche

Se você está endividado antes de se tornar redundante e não sabe como reembolsá-lo, uma boa maneira de lidar com isso é entrar em contato com o credor e explicar a situação. Leve em consideração suas condições de pagamento e observe seu poder de barganha. Se possível, solicite um valor atualizado e ofereça o pagamento à vista.

Compras à vista

Se você não tem um depósito, agora não é o momento de pagar com seu cartão de crédito. Pode parecer a melhor opção agora, mas no próximo mês sua dívida aumentará porque você pode não ter dinheiro para pagar suas contas.

Também leva em consideração a taxa de juros do cartão em caso de atraso no pagamento. Pode ser um boneco de neve de verdade. Então, a melhor opção é pagar em dinheiro e não ter que assumir responsabilidades pesadas nos próximos meses.

Você pode organizar esses dados em uma planilha ou usar um aplicativo para ajudá-lo a organizar seu orçamento familiar.

Desapegue

As coisas ao redor da casa são uma maneira rápida de ganhar dinheiro. Isso permite que você se livre de produtos obsoletos e salve sua dívida acumulada. Nesse momento, muitos decidem abandonar o carro, por exemplo, para receber a conta. Ele também garante que seu nome permaneça ilimitado, o que pode impedi-lo de comprar outro carro no futuro.

Diminua os gastos

A indenização por demissão traz muito dinheiro e muitos trabalhadores gastam mais do que precisam. Mas se você não vir nenhuma outra oportunidade de emprego, economizar esse dinheiro é a única maneira de pagar uma taxa fixa. Além disso, este não é considerado um bom momento para investir.

*Fonte/ Referências: Vivian Augusto