Open Banking: como isso vai impactar sua vida

Você pode ter se sentido atraído pelos anúncios e notícias sobre o Open Banking. Mas o significado desse termo ainda não é conhecido por muitos no Brasil que realmente não sabem o que é e quais são seus benefícios.

O Open Banking deve aumentar a autonomia da vida financeira dos clientes, dando-lhes total controle sobre seus dados. Além disso, especialistas apostam no surgimento de novos produtos e serviços a partir daí.

O que é Open Banking?

A questão principal é, afinal, o que é um Open Banking? Na tradução livre do inglês para o português, esse termo significa banco aberto ou sistema bancário aberto.

O Open Banking é certamente um novo modelo de relacionamento banco-consumidor, que visa ampliar a escolha do cliente e garantir a gestão dos dados financeiros.

A ideia é que os proprietários, ou consumidores, da informação possam obter informações onde quer que estejam. Essa liberdade permite que o cliente tenha mais autonomia na tomada de decisões sobre sua vida financeira.

O mercado espera que haja um movimento organizacional para expandir a gama de produtos e serviços para atrair mais clientes.

O que mudou com o Open Banking?

Você se pergunta: o que realmente mudará esse novo empreendimento? Um dos principais problemas dos usuários e clientes das instituições financeiras é ter um histórico de seu comportamento financeiro.

Para dar um exemplo mais realista, vamos imaginar que Pedro, um cliente do banco A, tenha que fazer uma hipoteca para facilitar o entendimento do open banking.

No entanto, a situação da instituição financeira onde manteve conta durante muitos anos não era das melhores do mercado.

Assim, Pedro decide ver o que o Banco B pode lhe oferecer. No entanto, sem o histórico financeiro do cliente, o Banco B não consegue encontrar nenhuma informação que ajude a fazer recomendações melhores.

Com efeito, atualmente, apenas o banco A dispõe de dados que indiquem se o Pedro é um grande pagador e qual é a sua notação de crédito. Para o provar noutras organizações, o Pedro tem de recolher muitos documentos e gerir várias burocracias.

Open Bank simplifica a situação e facilita o cadastramento de usuários nos serviços de outros bancos. Neste exemplo, Pedro simplesmente pede ao banco A para passar as informações ao banco B e ao banco B para analisar os registros do cliente.

Quando será implementado o Open Banking no Brasil?

No Brasil, o prazo para conclusão do processo de implantação de Open Banking foi atualizado recentemente para setembro de 2022. Liderado e regulamentado pelo Banco Central de (BC), a implantação do projeto de Open Goods banking terá início no final de 2020 após a aprovação do regulamento.

Portanto, todos os clientes de uma instituição financeira devem poder acessar os serviços acima por um determinado período de tempo.

Segurança de dados

Outro aspecto a ter em conta é a segurança dos dados pessoais. Sistemas abertos para compartilhamento de informações trazem o risco de perda de dados.

Os gargalos devem ser um ponto focal importante para as instituições que precisam investir em sistemas robustos de segurança cibernética.

*Fonte/ Referências: BC