Quero ter um “Cartão de Crédito” e agora?

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Essa famosa frase que apareceu nos quadrinhos do Homem-Aranha poderia muito bem ser aplicada ao uso de cartões de crédito.

Principalmente quando é sua primeira vez, por outro lado, quando usado com responsabilidade, é uma ferramenta poderosa de controle de financeiro, mas, o uso indevido pode levar a sérios problemas financeiros.

Verifique taxas e anuidade

Na hora de contratar um cartão de crédito, é importante analisar suas necessidades para escolher o cartão que mais se adapta ao seu perfil.

É comum que os cartões de crédito carreguem uma série de taxas que devem ser levadas em consideração no momento da sua utilização.

Taxa de emissão e anuidade: a primeira consiste no valor fixo que é pago no momento da emissão e a segunda, é o custo anual cobrado pelo banco para ter um cartão de crédito e usufruir dos seus serviços.

Esses valores podem variar de acordo com a entidade emissora, por isso é aconselhável compará-los antes de decidir por um ou outro.

Dicas úteis para usar seu cartão de crédito

O cartão de crédito é uma forma de financiamento, que oferece vantagens como parcelamento e outras possibilidades. No entanto, eles também podem se tornar um problema se usados ​​incorretamente.

Comissão de saque descoberto: cobrada quando o limite do cartão é excedido. Isso ocorre quando o crédito é usado e não há dinheiro na conta.

Taxa de saque em caixas eletrônicos: pode ser debitada na conta quando o usuário sacar dinheiro em um caixa eletrônico que não pertença à rede do banco.

Como pode ser feito pagamento parcelado do saldo do cartão de crédito?

Por mais que as pessoas se planejem e aprendam como manter seus gastos sob controle, ainda assim é possível termos imprevistos e eles podem acontecer.

São muitos situações e elementos fora do nosso controle que podem atrapalhar nossas finanças. Assim, pode acontecer que no dia em que a sua fatura do cartão de crédito venha maior do que você planejou pagar.

E aí, quais são as suas alternativas para solucionar este imprevisto?

Entrar no crédito rotativo ou parcelar sua fatura? As duas opções significam deixar o pagamento para o futuro, mas de maneiras diferentes.

No crédito rotativo, você paga um valor acima do mínimo da fatura do cartão, mas abaixo do valor total dela. O restante vai direto para a fatura em aberto do mês seguinte, além de uma dose de juros.

Dessa forma, para resumir, se você optar pelo crédito rotativo, sua próxima fatura ficará assim: valor da fatura normal + dinheiro devido da fatura anterior + juros do rotativo + IOF = total da fatura.

Já o parcelamento do saldo do cartão de crédito é outra forma de lidar com a fatura que você não consegue pagar. Nesse caso, o valor que não foi pago é dividido em um número específico de parcelas e adicionado nas próximas faturas.

Aproveite suas vantagens

Descontos, seguros, programas de fidelização … Um cartão de crédito pode ser a chave para obter economias significativas no final do mês, por isso é aconselhável conhecer bem os seus benefícios.

Por exemplo, é conveniente tê-lo à mão quando for viajar, alguns cartões costumam incluir seguro de bagagem, assistência em caso de acidente no meio de transporte ou atraso ou acidente no exterior.

Além disso, também é comum que eles tenham programas de pontos em lojas e postos de gasolina ou até mesmo descontos.

Portanto, cabe a você, analisar cuidadosamente se tem o perfil adequado para ter um cartão de crédito em mãos, para este sonho, não vire um pesadelo na sua vida!

*Fonte/ Referências: Vivian Augusto