Conheça tudo sobre conta poupança

A poupança é um investimento de renda fixa que todos têm acesso facilmente. Desde que os menores sejam representados ou assistidos pelo pai, mãe ou tutor legal, também podem abrir uma conta em seu nome.

poupar poupança

Para entrar, selecione o banco desejado, envie alguns documentos necessários para abrir uma conta e aguarde a aprovação. Ressalte-se que o retorno da poupança em qualquer instituição é o mesmo. Portanto, a escolha do banco não afeta o retorno do investimento.

Existem taxas e despesas?

O que sustenta a economia é o fato de não custar nada. Na verdade, não são permitidas taxas de inicialização ou manutenção, taxas de administração ou taxas de desempenho.

Além disso, não há imposto. A receita da caderneta de poupança não está sujeita ao imposto de renda.

Por exemplo, o fato de um investimento estar isento de impostos não exclui a necessidade de incluir a poupança na declaração anual de impostos.

Quem obedecer deverá declarar na caderneta o valor a partir de R $ 140,00.

Quais as garantias da caderneta de poupança?

A poupança é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é detido por instituições financeiras. O FGC garante que, em caso de inadimplência ou falência bancária, quem investir na caderneta terá um desconto de até 250 mil reais.

É importante lembrar que as garantias do FGC são prestadas pela Diretoria Central de Previdência e por instituições financeiras. Portanto, se o investidor tem poupança e investimento em CDB em um banco problemático, o depósito de 250.000 reais é válido para todos que somam.

Você sabe qual o destino do dinheiro investido?

A poupança traz renda aos investidores e também desempenha um papel social. De fato, 65% dos recursos investidos em caderneta de poupança devem ser aplicados no mercado imobiliário.

Em outras palavras, a maior parte do dinheiro economizado só pode ser usado pelos bancos para emprestar para quem quiser comprar um imóvel.

Investir na poupança é uma boa?

Por muito tempo, economizar foi a única opção de investimento para a maioria das pessoas. Em geral, os brasileiros não podem usar produtos financeiros. No entanto, nas últimas duas décadas, o mercado se modernizou e essa situação mudou drasticamente. A economia sempre foi um aplicativo simples.

Você não precisa pensar muito, basta transferir o dinheiro da sua conta para a sua caderneta. Não oferece o menor investimento, então é mais uma opção para quem não tem muito dinheiro para investir.

E por não envolver custos e ser garantido pelo FGC, pode ser uma opção para quem inicia uma organização financeira. No entanto, a rentabilidade é muito baixa, o retorno real é quase zero ou mesmo negativo. Isso deve ser considerado ao avaliar os locais de investimento.

Existem Investimentos mais rentáveis que a poupança?

Existem outros investimentos em renda fixa que podem trazer mais retornos do que a caderneta de poupança. Embora envolvam riscos diferentes, eles podem ser mitigados. Escolhemos quatro opções para investidores que desejam conhecer as alternativas: CDB, LCI e LCA, títulos do governo e fundos de renda fixa.

*Fonte/ Referências: BC