Golpe do cartão clonado – Como se proteger?

O golpe do cartão clonado é bastante comum e costuma causar muito temor na maior parte das pessoas, que buscam entender como é possível proteger-se contra ele. Afinal, quem não tem medo de um dia receber uma mensagem de uma compra, que não foi feita por si próprio, no celular?

Esse golpe, infelizmente, é realizado constantemente e nada melhor do que ter maior segurança para fazer transações sem sofrer com o roubo dos seus dados.

Mas como fazer para se proteger do golpe do cartão clonado?

Aqui neste artigo, nós iremos mostrar para você algumas dicas para ter maior proteção e evitar que o seu cartão seja clonado por criminosos, gerando sérios prejuízos financeiros, e permitindo comprar online com maior segurança.

Vamos detalhar tudo sobre o tema, então fique atento e siga as dicas!

Evite compartilhar as informações do seu cartão de crédito

A primeira dica de como se proteger contra o golpe do cartão clonado é não compartilhar jamais as informações do seu cartão de crédito.

Isso porque muitas pessoas ainda cometem esse erro, confiando em qualquer um e aumentando os riscos de golpes como esse.

Uma das formas pelas quais as pessoas mais compartilham as informações dos cartões é através de fotos do cartão e do envio via Whatsapp, por exemplo, ou em alguns casos até mesmo publicando-as dentro das redes sociais.

Os criminosos então têm acesso a essas informações e passam a utilizar o cartão de crédito para fazer compras diversas, causando um grande prejuízo financeiro.

Além disso, nunca compartilhe esses dados também através de e-mail ou de telefone, já que os golpistas costumam passar-se por empresas e bancos.

Tome cuidado com aplicativos e sites falsos

Hoje em dia é muito fácil criar aplicativos e colocá-los nas lojas virtuais onde as pessoas podem encontrá-los, como é o caso da Play Store.

Sendo assim, você deve tomar muito cuidado com os aplicativos falsos, pois os criminosos os criam para roubar as informações dos cartões de crédito dos usuários.

A mesma coisa vale para os sites falsos, pois eles estão cada vez mais comuns e gerando mais golpes, o que aumentou muito na pandemia.

Assim, tome muito cuidado quando for usar qualquer aplicativo ou site, para garantir que eles são confiáveis, principalmente se tiver que colocar as suas informações bancárias ou de cartões.

Isso deve ser observado não só naqueles apps e sites voltados para compras online, mas também nos dos bancos e outras instituições financeiras.

Faça o download de aplicativos e acesse sites oficiais do seu banco, para não correr o risco de ter os dados do seu cartão de crédito clonados.

A terceira dica de como proteger-se do golpe do cartão clonado é ter cuidado com os links que você recebe, seja via Whatsapp, e-mail ou SMS.

Esse cuidado deve ser maior ainda quando você recebe esses links de remetentes que são desconhecidos, pois na maior parte das vezes são pessoas má intencionadas tentando aplicar golpes.

Se você der apenas um clique isso pode ocasionar sérios problemas, pois os seus dados bancários e de cartões de crédito vão ser clonados pelos golpistas, que passarão a utilizá-los.

As mensagens com erros de português também costumam ser de pessoas que estão tentando aplicar golpes, então é preciso bastante atenção para não acabar clicando nos links enviados e ser direcionado para locais perigosos.

Acompanhe todas as transações presenciais que você faz

As transações presenciais são onde muitos cartões são clonados, portanto, é muito importante estar de olho no momento de passar o seu cartão em uma maquininha, não importa onde seja.

Você precisa ficar atento, por exemplo, para saber se uma pessoa que se diz atendente do local não tenta tirar uma foto da frente e do verso do seu cartão.

É no momento em que a pessoa está distraída que os golpistas agem, conseguindo assim os dados do cartão de crédito e realizando as compras sem que o titular dê consentimento.

Jamais coloque o seu cartão de crédito na mão de outra pessoa, esteja sempre com ele em mãos e coloque você mesmo o cartão na máquina, tomando cuidado também para que a pessoa não veja a sua senha.

Utilize um cartão virtual

Os cartões virtuais são opções excelentes para quem deseja realizar compras online com maior segurança, sem riscos de que os dados sejam roubados.

Afinal, as informações que existem nesse cartão são diferentes do cartão físico, portanto, se ele vier a ser clonado em algum momento, você conseguirá cancelá-lo facilmente, sem perder a possibilidade de usar o físico e ter que pedir outro.

A dica é você sempre usar um cartão virtual para uma compra online que seja específica, pois o número dele vai ser diferente e usado apenas para aquela transação.

Logo após a compra ser realizada, se perceber que alguma coisa está errada, você poderá cancelar o cartão facilmente pelo próprio aplicativo ou ainda acessando o site do seu banco.

Em qualquer manual de segurança, você vai ver como há sempre a dica de jamais usar o seu cartão de crédito físico para fazer compras online, já que as chances de vir a sofrer com o golpe do cartão clonado são grandes.

Nos dias atuais, com os criminosos agindo cada vez mais rápido na internet, é preciso todo e qualquer cuidado para evitar que as suas informações sejam roubadas, usadas indevidamente e causem altos prejuízos financeiros.

Agora você está sabendo como se proteger, e realizar suas transações de forma segura

Como você viu, o golpe do cartão clonado vai tornando-se cada vez mais comum e é muito importante que as pessoas estejam atentas para protegerem-se da melhor forma, evitando futuros prejuízos financeiros.

Neste texto, você pôde conhecer diferentes dicas a respeito de como conseguir estar sempre seguro contra possíveis golpes, seja usando um cartão virtual para compras online ou ainda evitando clicar em links suspeitos.

Com essas dicas simples e muito eficazes, você vai poder ter maior segurança para realizar compras sem riscos.

Gostou do artigo de hoje sobre como se proteger do golpe do cartão clonado?

Referência: Banco Itaú