Qual o custo de se ter um filho?

Uma das maiores dúvidas que pais que estão esperando um bebê ou de um casal que está planejando fazer a família crescer em breve é sobre quais são as principais despesas com filhos.

Créditos: Movimento Saúde

Quanto é que custa criar um filho do nascimento até a sua vida adulta?

Tudo vai depender dos diversos fatores que irão gerar despesas ao longo dos anos de criação de um filho, o que vai desde as mensalidades da escola até as da faculdade, no caso de optar por uma instituição privada.

O objetivo deste artigo é explicar para quem deseja ser pai quais são as principais despesas que se terá desde o nascimento até a fase adulta da vida.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá.

Custos do período da gestação até os primeiros 5 anos de vida

As despesas com filhos irão começar antes mesmo do bebê nascer, pois a descoberta de que a mulher está grávida faz com que seja necessário realizar exames pré-natal.

As consultas com o médico obstetra irão começar a cada mês, até que a gestante atinja a 24ª semana (a partir do 6º mês) de gravidez, com as consultas passando a acontecer duas vezes por mês.

Além disso, os pais ainda terão custos com todo o enxoval do bebê e ainda com a reforma/decoração do quarto, o que envolve comprar toda uma mobília nova.

Depois, vem os gastos com o hospital para o parto, mesmo que se tenha um plano de saúde ou que o bebê venha a nascer em um hospital público, ainda será necessário comprar suplementos e leite, por exemplo.

A partir do primeiro mês de vida até os 3 anos de idade do bebê, os pais terão mais despesas, como a compra de um carrinho para a criança, as consultas com pediatras, com medicamentos e com vacinas, apenas como exemplos.

É também importante que os pais entendam que será preciso contratar uma babá ou ainda deixar a criança na creche ou na escola à medida que os anos vão passando.

Caso um dos dois, o pai ou a mãe, não trabalhe e fique em casa com o bebê durante os primeiros anos, isso ajuda a reduzir as despesas com a creche ou com a babá.

Se até os 3 anos a creche ou a escola era opcional, a partir dos 4 anos é preciso que a criança esteja em uma instituição escolar e então as despesas com filhos aumentam.

Isso porque os pais precisarão pagar pela mensalidade pela escola, mas também comprar uniforme para a criança, o material escolar necessário e ainda tem a questão da alimentação.

As despesas dos 5 até os 10 anos da criança

Quando a criança entra na fase entre 5 e 6 anos começa a ter os seus próprios desejos, como comidas específicas e brinquedos, que os pais muitas vezes não conseguem negar.

Aí entra uma grande quantia em termos de despesas com filhos, sem contar a mensalidade da escola que vai ficando mais cara com o passar dos anos.

A entrada no ensino fundamental enquadra-se em uma fase em que os custos aumentam bastante, principalmente porque são necessários mais materiais escolares e existem várias atividades extra-curriculares para a criança.

É o caso de cursos e de passeios escolares, que vão ficando cada vez mais caros, e que as crianças não deixam de participar porque querem estar integradas aos colegas.

Os pais que dão mesadas aos filhos possuem despesas ainda maiores, e ainda é possível contar os gastos com as roupas, pois as crianças vão crescendo de forma acelerada.

As despesas com filhos de 10 aos 15 anos

A entrada dos filhos na adolescência representa um grande aumento em termos de despesas, pois quase metade de toda a renda da família vai apenas para essa finalidade.

Nessa faixa etária, as despesas com filhos variam muito indo de roupas, de games/itens de lazer e calçados até os cursos e passeios escolares, e ainda começam as saídas com os amigos, como no caso das idas ao cinema.

Os custos com filhos na faixa dos 15 aos 18 anos de idade

Os filhos vão chegando ao ensino médio, o vestibular vai se aproximando e as despesas dos pais vão aumentando.

Afinal, é normal que eles queiram que os filhos estudem nas melhores escolas preparatórias, além da necessidade, muitas vezes, do adolescente fazer um cursinho pré-vestibular mais direcionado.

Além disso, os adolescentes estão na fase de irem às festas, aos shows, de entrarem em cursos de idiomas, de usar muito o celular e os pacotes de internet, enfim, as despesas são várias.

Uma dica que muitos especialistas dão é que os pais deem uma mesada para os filhos, para que eles já possam aprender a lidar melhor com a questão financeira e, conjuntamente, ainda auxilia na redução dos gastos gerais com as despesas.

Os filhos dos 18 anos 21 anos geram grandes despesas

As maiores despesas com filhos nessa faixa etária são com a mensalidade do curso universitário, no caso deles não estudarem em uma universidade pública.

Caso o seu filho esteja em uma instituição desse tipo, que não cobra mensalidade, os custos ficarão por parte dos materiais (livros, apostilas, etc.) e da alimentação.

Em geral, os cursos têm duração de 4 anos, então os pais precisarão arcar com as despesas durante esse período, o que costuma ser algo bem dispendioso.

Acima dos 21 anos os filhos ainda dão despesas?

Apesar de muitos jovens desejarem sair de casa e de serem independentes a partir do momento em que se formam na universidade, não há uma regra geral.

Muitos voltarão a morar com os pais (ou continuarão, no caso de não terem ido a uma outra cidade estudar) mesmo após estarem formados ou irão demorar algum tempo até se formarem na universidade.

A emancipação dos pais, em geral, costuma vir a partir dos 25 anos nos dias atuais, por mais que muitos jovens já estejam trabalhando nessa idade, o que reduz muito os custos para os progenitores.

Se possível tente se programar para ter um filho

Quem está pensando em ter um filho ou já está esperando por uma criança quer saber quais são as despesas gerais que terão como pais , como você pôde ver algumas das despesas com filhos mais comuns e que geram mais custos para os pais desde antes do nascimento até o momento deles saírem de casa.

Créditos: IBGE