Cartão de crédito virtual: o que é e como funciona?

O cartão de crédito virtual tem sido cada vez mais utilizado pelos consumidores no Brasil, principalmente pela popularização das contas digitais e do aumento dos riscos de golpes de clonagem dos cartões físicos.

O objetivo dessa tecnologia é trazer uma maior segurança para os clientes usarem seus cartões com maior tranquilidade, no caso das compras online.

Quem já sofreu com cartão clonado em algum momento sabe como isso traz dor de cabeça e pode gerar grandes prejuízos, portanto, nada melhor do que usar um cartão virtual, pois ele ajuda a solucionar mais facilmente o problema.

Mas o que é o cartão de crédito virtual? Se você ainda não conhece essa opção de cartão, então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Vamos esclarecer todas as dúvidas a respeito do que ele é de como funciona um cartão virtual de forma simples e fácil.

Acompanhe!

Cartão de crédito virtual: Saiba o que ele é

A primeira coisa que você deve saber é o que significa um cartão de crédito na modalidade virtual e é muito fácil compreender essa tecnologia.

Um cartão virtual nada mais é do que uma cópia ou uma “cópia espelhada” do cartão físico, porém com uma numeração e um prazo de validade diferentes.

Os cartões virtuais, em geral, podem ser usados somente uma vez a cada compra realizada, tornando-se inválido de forma automática posteriormente.

Ele é muito usado por pessoas que desejam fazer compras online, mas que não sentem-se seguras, mesmo em sites protegidos, e que por isso não querem cadastrar seus cartões físicos para realizar a transação na internet.

Dessa forma, é possível requisitar um cartão virtual ao banco, que irá valer para a compra desejada e depois ficará inválido.

O cartão de crédito virtual possui o mesmo limite que o cartão de crédito físico e também todos os benefícios que ele possui, mas os dados são diversos, o que gera uma maior segurança ao cliente.

O número desse cartão é outro, assim como o CVV, ou código de segurança, e ainda o prazo de validade desse cartão virtual, servindo somente para a realização de compras online.

Você vai poder usar esse cartão da mesma forma que o seu cartão físico, o que significa que é possível fazer compras em sites brasileiros e estrangeiros com ele.

O cartão virtual permite também o parcelamento das compras feitas, mas você deve compreender que ele não possui função débito, portanto, não funciona com essa forma de pagamento.

Assim, a validade do cartão virtual é estipulada para somente uma compra, para uma quantidade limitada de dias ou de compras, gerando maior segurança ao usuário.

Como o cartão não vale mais após a compra ou o prazo estabelecido, os criminosos que tentarem roubar os dados não terão acesso a eles ou não conseguirão usá-los, pois o cartão já não existirá mais.

Como é que ele funciona?

O funcionamento do cartão virtual é bastante simples, inclusive a forma como é possível solicitá-lo.

Primeiro de tudo, você pode fazer a solicitação diretamente através do aplicativo no caso da maior parte dos bancos digitais, o que é uma enorme facilidade.

O pedido é feito quantas vezes você desejar, visto que o cartão virtual vai ter um prazo no qual será válido ou ainda de compras que podem ser realizadas, sendo necessário requisitar um outro se quiser usar novamente.

Os cartões virtuais podem ser usados somente para fazer compras online, sejam em sites nacionais ou internacionais, trazendo maior segurança, pois os criminosos virtuais não poderão roubar os dados do seu cartão físico oficial.

A geração do cartão é feita acessando o aplicativo do banco ou ainda o internet banking dele, existindo na página inicial da maioria das contas digitais a opção de cartão virtual.

Em relação ao pagamento da fatura do cartão virtual, esse é um tema que costuma gerar enormes dúvidas para os clientes, que acreditam que uma fatura diferente virá com as compras feitas com esse cartão.

Todas as compras que você fizer usando o seu cartão virtual virão na fatura do seu cartão físico, ou seja, você terá apenas uma única fatura com todos os gastos dos dois tipos de cartão.

Afinal, como dissemos anteriormente, o cartão virtual nada mais é do que o “espelho” do cartão de crédito físico.

Dependendo de qual seja o seu banco, as compras realizadas através do cartão virtual poderão vir identificadas na fatura com o símbolo do “@”, mas não são todos que fazem essa diferenciação.

Como conseguir um cartão de crédito virtual?

Antes de qualquer coisa, você não poderá conseguir um cartão virtual se não tem uma conta em um banco e, mais do que isso, se não tem um cartão físico ainda.

A primeira coisa que você precisa fazer é conseguir um cartão, para assim ter o direito de pedir o “espelho” virtual, que tornará as compras mais seguras.

Você precisa verificar se o banco no qual tem conta e que lhe concedeu o cartão físico oferece aos clientes a opção de pedir um cartão virtual (atualmente, quase todos têm essa função).

Constatada a possibilidade de um cartão virtual, você deve requisitá-lo no próprio aplicativo do banco ou via internet banking, o que é feito sem nenhum custo adicional.

O limite do cartão virtual vai ser o mesmo que aquele presente no cartão de crédito físico, então é preciso tomar cuidado para não achar que é um limite extra, comprometendo todo o valor do seu cartão oficial.

Pronto para usar mais esta facilidade nas suas compras?

O cartão de crédito virtual tornou-se uma excelente opção para quem deseja comprar na internet com uma maior segurança, evitando problemas como o roubo de dados e a clonagem do cartão físico.

Neste texto, você pôde ver mais a respeito do que é o cartão virtual, de como ele funciona e o que fazer para requisitar o seu junto ao seu banco, saber que você pode contar com mais uma ferramenta de segurança que faz com que suas compras virtuais não se tornem um pesadelo.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é e como funciona um cartão de crédito virtual?

Créditos: Itaú