Golpes no comércio eletrônico: como se prevenir

Os golpes no comércio eletrônico aumentaram muito com a pandemia e isso começa a preocupar bastante consumidores e empreendedores.  Afinal, com mais golpes acontecendo, menos pessoas querem realizar compras online, ao mesmo tempo que isso impacta nos lucros das empresas virtuais.

Sendo assim, nada mais importante do que aprender a como se prevenir dos golpes que são dados em quem utiliza o comércio eletrônico, tornando bem mais seguras as transações.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Aumento dos golpes no e-commerce no Brasil

A pandemia da COVID-19 fez com que os brasileiros, assim como consumidores de todo o mundo, passassem a comprar mais pela internet e isso potencializou o e-commerce no país.

Entretanto, ao mesmo tempo cresceu o número de golpes realizados no comércio eletrônico, e as estatísticas são preocupantes: cem brasileiros caem em algum golpe na internet a cada 60 minutos.

O crescimento das fraudes ou das tentativas de golpes no comércio eletrônico aumentaram mais de 80% em 2021, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Com isso, nada mais importante do que buscar por formas de se prevenir contra esses golpes e os prejuízos acarretados por eles.

A seguir, você vai ver algumas dicas importantes de proteção. Vamos lá!

Como prevenir-se contra os golpes no e-commerce?

Agora, você verá algumas dicas de como estar prevenindo-se contra os golpes no comércio eletrônico de maneira eficaz.

As dicas servem tanto para quem vai comprar online quanto para quem possui um site de vendas e quer trazer maior proteção contra a ação dos golpistas.

Acompanhe!

É preciso investir em segurança

A primeira dica é bem simples: todo mundo que tem uma loja virtual precisa investir em segurança, o que começa por deixar a conexão de rede mais fortalecida contra ações de hackers que roubam dados de clientes.

Existem muitos programas que também ajudam a reduzir qualquer risco de um possível ataque ao seu computador, por exemplo, então isso precisa se considerado.

Se você já tem um negócio virtual que é altamente lucrativo e que já conta com muitos clientes, então sistemas antifraudes são ótimas opções para proteger não só seu empreendimento, mas também seus clientes.

Além disso, os consumidores precisam estar atentos para saber se a loja virtual realmente investe no que há de melhor em termos de segurança para o público, para que se tenha a garantia de que não haverá riscos de golpes.

Sempre exija o CVV do cartão

A segunda dica para evitar golpes no comércio eletrônico é sempre pedir o CVV do cartão de crédito do cliente no momento de realizar a compra.

O CVV, ou código de segurança, trata-se dos números que estão disponíveis na parte de trás do cartão, e que são essenciais para trazer uma maior segurança nas compras online.

Quando você faz com que o uso desse código seja obrigatório para realizar transações, isso ajuda a evitar a utilização de dados de cartões roubados pelos criminosos, que não conseguirão estar finalizando as compras.

Isso porque sem ter em mãos o cartão de crédito físico, eles não conseguirão saber qual é o código do usuário, o que vai evitar muitas fraudes.

No caso de você ser um consumidor, uma forma de conseguir evitar as fraudes é manter sempre o CVV do cartão totalmente coberto ao realizar compras físicas nas maquininhas, diminuindo os riscos dos roubos dos dados do cartão.

A certificação digital é imprescindível para evitar golpes

A certificação digital ajuda bastante a evitar os casos de golpes no comércio eletrônico, por isso que toda loja virtual precisa contar com esse selo de segurança e com todas as certificações disponíveis.

Elas ajudam a deixar os dados que os clientes fornecem totalmente protegidos, reduzindo os riscos de fraudes durante as transações.

É por isso que os clientes sempre devem conferir se existe a certificação digital no site que desejam comprar e isso é muito fácil.

Primeiro, você deve observar se o endereço do site em que vai realizar a compra começar com “https”, o que significa que a loja virtual é protegida (se tiver apenas “http”, não se deve fazer nenhuma transação).

Além disso, os sites seguros possuem um símbolo de cadeado antes do endereço deles, certificando que não há riscos para os usuários.

Quando o consumidor fica atento a esses pontos, então é muito mais difícil que ele venha a realizar compras em sites sem credibilidade e que trazem maior risco de fraudes.

Buscar o conhecimento sobre a reputação que tem a empresa

Para os consumidores, o conhecimento a respeito da reputação da empresa é imprescindível, pois garante uma maior proteção contar com lojas virtuais de maior renome no mercado e que são confiáveis.

É importante sempre saber o que os clientes que já compraram com a empresa falam a respeito dela, sobre se as experiências foram positivas ou se houve algum tipo de problema, como roubos de dados.

Existem diversas formas de conhecer melhor a respeito da empresa na qual se deseja comprar online, como verificar a página dela no Reclame Aqui e também as redes sociais.

Nesses locais, você terá acesso direto a quais são as opiniões dos clientes sobre a empresa e a experiência que tiveram comprando com ela, bem como se os problemas que ocorreram foram solucionados prontamente.

Fique esperto!

Como você viu, os golpes no e-commerce aumentaram bastante com a pandemia, pois o número de pessoas realizando compras online também cresceu muito ao longo desse período.

Neste texto, você pôde ver um pouco mais sobre as dicas principais que ajudarão empresas e clientes a manterem-se mais protegidos contra as ações dos criminosos que tentam fraudar as transações online.

Portanto, como diz o ditado: “Prudência e dinheiro no bolso, nunca fazem mal a ninguém.” Quando for fazer qualquer negociação, ou compra através de meus digitais, sempre tenha certeza de que está fazendo o negócio certo, com a empresa mais idônea possível.

Créditos: Exame