PIX – Use com segurança

As notícias mostram cada vez mais como os golpes PIX estão tornando-se comuns, ameaçando assim a segurança das pessoas que o utilizam. Sendo assim, nada mais importante do que aprender a como fazer uso do PIX de forma segura, para assim evitar problemas futuros.

O objetivo desse artigo é justamente tratar sobre dicas que lhe permitirão usar o PIX com segurança, tendo assim uma forma de pagamento simples e sem riscos.

Faça um PIX virou uma expressão do nosso cotidiano, mas você se sente seguro para utilização desta ferramenta, tão útil e por vezes tão frágil quando não tomamos os devidos cuidados?

Golpes do PIX: Saiba mais sobre como eles acontecem

O PIX é uma nova ferramenta de pagamento que tornou as transações entre bancos muito mais rápida e fácil, mas ao mesmo tempo também trouxe maior insegurança para os usuários.

Apesar disso, é preciso ressaltar também que é muito mais fácil rastrear os culpados pelos golpes e, assim, recuperar o dinheiro perdido.

Cada vez mais, aliás, os bancos vão reforçando-se para que possam proteger-se contra as ações dos criminosos e tornar tudo mais seguro para seus clientes. Golpe do cartão clonado – Como se proteger?

As transações feitas com PIX são completamente rastreáveis, portanto, caso alguma anormalidade seja notada, os criminosos podem ser identificados mais facilmente e pagar pelo delito que cometeram.

Mas afinal, quais são os golpes PIX mais comuns? Isso é o que você vai ver nos próximos tópicos, fique atento!

Clonagem da conta do Whatsapp

O golpe mais comum, com certeza, é a clonagem da conta do Whatsapp, que acontece quando os criminosos fazem o envio de mensagens via Whatsapp, fingindo serem funcionários de empresas onde a vítima possui um cadastro.

Os criminosos, após o primeiro contato, pedem então o número do código de segurança, enviado via SMS, e dizem que tudo é questão de atualizar, fazer manutenção ou confirmar o cadastro do cliente.

Usando o código, eles então conseguem replicar a conta do Whatsapp da vítima para um outro celular, que estão em posse, e passam então a enviar mensagens para todos os contatos daquela pessoa.

Eles fingem ser a vítima para pedir dinheiro emprestado para os contatos através da transferência por PIX.

Golpe do falso funcionário e das falsas centrais telefônicas

Um outro golpe PIX é aquele no qual o criminoso entra em contato direto com a vítima passando-se por um funcionário de uma empresa ou banco que tem relacionamento com a pessoa.

O fraudador então oferece para o cliente uma ajuda para realizar o cadastro da chave PIX, ou ainda inventa um “teste” que a pessoa pode fazer usando o PIX, e faz com que ela realize uma transferência bancária para ele.

Como proteger contra os golpes via PIX?

Agora que você conheceu alguns dos mais comuns golpes PIX, é hora de saber como proteger-se deles de maneira eficaz.

As dicas vão ser muito importantes para que você não corra nenhum tipo de risco ao realizar transferências bancárias através desse sistema de pagamento.

Sempre desconfie de qualquer contato

Você deve sempre desconfiar de qualquer contato que receber, seja de um banco ou de uma empresa, principalmente se tiver algum tipo de link, pois esse costuma ser um golpe muito comum.

Nunca clique em nenhuma mensagem, seja via SMS ou e-mail, que peça para você cadastrar ou confirmar o cadastro da sua chave PIX.

É melhor desconfiar do que futuramente sofrer muito com dor de cabeça até conseguir superar o dinheiro perdido.

Jamais baixe qualquer tipo de aplicativo novo sem segurança

Novos aplicativos estão sempre sendo lançados nas lojas como a Play Store e em época de fraudes com PIX, nada mais comum do que os criminosos criarem apps que servem para roubar os dados dos clientes. Golpes no comércio eletrônico: como se prevenir

Assim, faça o download apenas daqueles aplicativos que são oficiais do banco que você usa, que é onde as chaves PIX devem ser cadastradas e as transferências realizadas com total segurança.

Configure o limite do seu PIX

Uma dica muito importante para evitar golpes PIX é configurar o limite do sistema de pagamento, estipulando assim um valor máximo para as transações diárias.

Assim, caso seu celular seja clonado ou a senha roubada, você poderá impedir que os ladrões transfiram todo o dinheiro da sua conta antes de conseguir bloqueá-la ligando para o seu banco.

Além disso, essa ainda é uma dica importante para que você possa fazer uma boa gestão e controlar todas as suas transações via PIX com maior facilidade.

Evite anotar as senhas/chaves PIX no próprio celular

Um erro comum que as pessoas ainda cometem é anotar as senhas dentro do bloco de notas do celular, o que inclui a chave PIX.

Além disso, evite também lembrar ou salvar a senha de aplicativos, principalmente do banco, pois aumenta os riscos de que você tenha seus dados e dinheiro roubados.

Sempre notifique o seu banco de forma imediata

Se você tiver o celular roubado ou ainda sofrer um golpe PIX, então notifique o seu banco imediatamente, para que todas as medidas de segurança possam vir a ser tomadas.

Em alguns casos, o próprio banco pode reter qualquer transferência que tenha sido realizada via PIX, de modo que você não sofra um grande prejuízo financeiro.

Uma outra dica importante é fazer um boletim de ocorrência, pois isso vai permitir que você dê maior visibilidade ao crime que aconteceu.

Isso será importante, inclusive, para as investigações e a identificação dos criminosos, o que é mais fácil atualmente devido ao fato de que todas as transações via PIX são rastreadas.

Com os criminosos rapidamente identificados é possível que a polícia consiga recuperar o dinheiro o quanto antes ao prender os criminosos.

Pronto para fazer um PIX, com segurança?

Como você viu, o sistema de pagamentos instantâneos PIX é extremamente eficiente, permitindo que transações bancárias sejam realizadas a qualquer hora do dia, sem custos e de maneira imediata.

Como podemos destacar, você pôde verificar como já existem diversos crimes relacionados com o uso do PIX, portanto, saber se proteger é essencial para evitar sofrer com roubo dos seus dados e dinheiro.

Siga todas as dicas dadas aqui e garanta uma maior proteção ao usar o PIX!

Créditos: Serasa. Itaú